As prisões deram início após a abordagem de um jovem, de 20 anos, que estava trafegando em uma Honda Biz branca na avenida Claudino Frâncio, próximo ao bairro Taiamã. No baú da moto os policiais encontraram seis rolos de papel alumínio e três de fita adesiva, além de duas porções de maconha.
O suspeito disse que iria usar os produtos, exceto a droga, para embalar peixes e carnes e que faria um churrasco na chácara de um amigo, mas não soube apontar o local da festa.
Com base em informações de que criminosos estariam usando esse tipo de produto para burlar sistemas de segurança, como alarmes e câmeras para cometerem furtos, os militares foram até a casa do jovem, no Jardim Primavera, onde foram encontrados dois revólveres calibres 38 e 32, além de um colete a prova de balas.
Depois do flagrante, ele acabou confessando que participaria de um furto a agência bancária e que em outra casa, no Pinheiros I, estavam os equipamentos que seriam usados no crime. No imóvel a PM encontrou furadeira industrial, lixadeiras e outros materiais. O dono da residência não foi localizado.
Posteriormente, o serviço de inteligência da polícia encontrou uma outra casa em Ipiranga do Norte (152 km de Sinop), onde um homem, de 25, e uma mulher, de 26 anos, foram detidos com 10 porções de maconha, nove pedaços da mesma substância e uma pedra de pasta base de cocaína que estavam enterrados no quintal. Ambos são suspeitos de estarem envolvidos no planejamento ao furto.
Os três foram conduzidos à delegacia da Polícia Civil juntamente com os produtos apreendidos. O caso continua sendo investigado para identificar outros envolvidos.