A secretaria estadual de Segurança Pública de Mato Grosso informou, ao Só Notícias, que houve 59 homicídios dolosos em Sorriso, de janeiro a novembro. O aumento foi de 90% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando ocorreram 31 assassinatos.
Considerando os 11 meses do ano, Sorriso teve média superior a 5 mortes por mês. Com crescimento nos números, forças de segurança vem reforçando o policiamento para diminuir os graves crimes.
Este ano, foi deflagrada a operação Dissidentes para prisão de investigados por integrarem organizações criminosas. De acordo com a Polícia Civil, a alta taxa de homicídios se deve principalmente em decorrência de brigas entre facções, que culminou após a divisão de uma organização. Por outro lado, equipes de investigação da Polícia Civil procuram solucionar a alta demanda de casos diariamente.
Conforme o balanço de produtividade da delegacia deste ano em Sorriso, de janeiro até a última segunda-feira (19), houve 1.698 inquéritos policiais concluídos, além de 1,1 mil auto de prisão em flagrante lavrado. Ao Só Notícias o delegado Eugenio Rudy explicou sobre o número de autuações em flagrante.
“Muitas vezes um auto prisão em flagrante tem duas, três pessoas autuadas, então, certamente o número de pessoas presas é muito superior”.” São autuações feitas pelos delegados, nem todas as prisões são feitas pela equipe da delegacia de Polícia Civil. Quando a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal ou Guarda Municipal conduz alguém para delegacia, essa detenção provisória pode ou não se transformar em um auto de prisão em flagrante. Quem analisa isso é o delegado”, explicou.
Conforme ainda o balanço que Só Notícias teve acesso, foram 9 mil boletins de ocorrência registrados, além de 257 representações judiciais. O relatório apontou ainda que 7.531 pessoas foram inquiridas e houve 1,7 mil inquéritos instaurados. 131 mandados de prisão foram cumpridos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.