A delegacia municipal recebeu reforço de mais dez policiais. O aumento do efetivo era uma reivindicação antiga tanto da sociedade quando do delegado Thiago Garcia Damasceno. “Começaram a trabalhar, ontem, seis investigadores. Na semana passada, quatro escrivães. O secretário [de Estado de Segurança Pública] e o governo prometeram que todos os excedentes do concurso da Polícia Civil serão chamados. Então, até o fim do ano, acredito que possamos conseguir novos policiais”.
O titular da delegacia acredita que haverá uma celeridade na solução dos crimes com este aumento de efetivo. “O reforço representa o andamento adequado de inquéritos policiais. Muitas vezes a gente efetua uma prisão e o procedimento não tem o andamento adequado por falta de pessoal. São formalidades que temos que realizar para que a pessoa efetivamente seja condenada. Um exemplo é uma pessoa que é condenada e foi presa há três ou quatro anos. Isso acontece porque o inquérito demora, o processo no Fórum também demora, pois o judiciário também tem falta de servidores e acaba enrolando esse procedimento. Com mais servidores dá mais agilidade, a pessoa sente que será realmente punida e passa a sensação de que a lei é efetiva e que pode ser aplicada a todos”.
Damasceno afirma ainda que o aumento no número de viaturas e a construção do novo prédio da delegacia estão próximos de acontecer. “Estivemos, esta semana, reunidos com o secretário estadual e ele nos prometeu a vinda de mais uma viatura, uma caminhonete para delegacia. Hoje temos investigadores, mas não temos veículos. Então muitas vezes o investigador fica na delegacia porque não tem viatura disponível. Há também a falta de espaço na delegacia. Faltam salas para colocarmos todos os escrivães para o trabalho adequado, então aguardamos a construção da nova unidade, que é prometida tanto pelo governo, quanto pela prefeitura. Mas quando o dinheiro é público existe todo um processo lento, tem que ser licitado. Contudo, acredito que em breve essa licitação deve sair, o governo vai assinar o convênio com a prefeitura para o repasse de R$ 1 milhão para a prefeitura para esta obra”.