PUBLICIDADE

PRF intensifica fiscalização do uso incorreto de antenas de internet móvel em veículos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein com Lucas Torres, de Sorriso (foto: divulgação)

A Polícia Rodoviária Federal reforçou que a instalação de antenas de internet móvel no para-brisa de automóveis, locais considerados indispensáveis à dirigibilidade do veículo, se enquadra no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, o qual proíbe “conduzir o veículo com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas, ou não, painéis decorativos ou pinturas”. Esta infração é classificada como grave, acarretando 5 pontos na carteira de habilitação do condutor, multa no valor de R$ 195,23 e ainda a retenção do veículo para a remoção imediata da antena.

Ainda segundo o agente Leonardo Ramos, não há uma regulamentação específica para a instalação destas antenas, porém, já em questão ao para-brisa, há “a resolução 960 do CONTRAN em vigor, que traz garantias mínimas de visibilidade para garantir a segurança de dirigibilidade do veículo. A resolução traz no seu corpo os enquadramentos caso a fiscalização observe que nas áreas envidraçadas do veículo, aquelas que devem garantir a plena visibilidade e dirigibilidade, estarão sendo bloqueadas tanto por películas, cortinas, até mesmo por objetos, tal como uma antena de internet móvel.”

“No caso de um veículo transitando com a área indispensável de dirigibilidade sendo prejudicada, isso vai trazer danos à segurança do trânsito. Neste caso, a fiscalização deve aplicar tanto a autuação quanto a medida administrativa, de modo que aquela situação de risco seja cessada. Qualquer tipo de obstaculização à visibilidade pode ser considerado infração de trânsito, a gente está falando de películas espelhadas e não regulamentadas, cortinas, pessoas que colocam toalhas”, acrescentou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preso no Pará acusado de assassinato em festa no Mato Grosso

Policiais civis cumpriram hoje em Canaã dos Carajás (PA)...

Exonerado de comando oficial da PM em Mato Grosso investigado por supostos abusos

O comandante-geral da Polícia Militar no Mato Grosso, coronel...
PUBLICIDADE