A estrutura interna do Centro de Controle Operacional de Inteligência, de onde são monitoradas as imagens das câmeras de segurança espalhadas pela cidade, já está pronta, no 12º Batalhão de Polícia Militar. Agora começa a fase de treinamento dos policiais. O proprietário da empresa, Roberto Borges, detalhou que o funcionamento é gradual. “Vamos ter dois funcionários 24 horas por dia dentro do centro”.
Roberto explicou que até ontem, a maioria das câmeras já tinham sido testadas. “Temos 80% delas funcionando, porém em teste, e dessas, 25% a 30% já testamos. Na medida que vamos fazendo os testes, vamos colocando as câmeras no ar e liberando”, explicou ao Só Notícias. Esse trabalho teve início há cerca de 15 dias, quando a concessionária de energia terminou as ligações necessárias. “A partir daí iniciamos todos os testes, ligamos todas as câmeras”, acrescentou.
Em relação a postes derrubados com as câmeras, Roberto explicou ser responsabilidade da empresa repará-los, além de existir o período de 2 horas para um equipamento voltar ao ar, caso ocorram problemas. “Estou vendendo serviço. Esses postes são de propriedade da minha empresa, como as câmeras, quando terminar o contrato, pego elas e levo pra casa. O que nós temos que oferecer para Sorriso é qualidade, é isso que está sendo oferecido. Se o poste é alto ou baixo, tanto importa”.
O treinamento dos policiais deve durar 30 dias e eles trabalharão em conjunto com funcionários da empresa de monitoramento.