Três produtores rurais foram presos em Sorriso e sete em Primavera do Leste, durante a operação Ceres, da Polícia Federal, com objetivo de prender acusados de ligações com contrabando de agrotóxico. Ao todo, em Mato Grosso, foram 14 prisões. Só Notícias apurou que ainda restam pelo menos dois mandados de prisão, busca e apreensão a serem cumpridos em Sorriso. A identidade dos presos ainda não foi informada.
A operação foi desencadeada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo – são 76 mandados de busca e apreensão e cerca de 60 mandados de prisão temporária, expedido pela 1ª Vara da Justiça Federal de Naviraí (MS). A base da quadrilha para contrabandear agrotóxicos seria em Primavera do Leste. Os defensivos agrícolas estariam entrando sem autorização dos órgãos responsáveis e utilizados nas plantações, sem atestado de que não causaraim prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana.
Em todos os Estados foram apreendidos mais de 460 kg de agrotóxicos contrabandeados.
Esta não é a primeira vez que Sorriso, município campeão brasileiro na produção de soja, é alvo de operações contra contrabando de agrotóxicos.
(Atualizada às 19:11hs)
Leia mais
Sorriso: PF procura acusado de contrabando de agrotóxicos