Cento e sessenta e nove pessoas foram presas na operação “Feliz Natal”, da Polícia Civil, de combate à criminalidade no interior do Estado de Mato Grosso. A ação desencadeada às 6h, de quarta-feira e prevista para finalizar amanhã, cumpriu 93 mandados judiciais (prisão e busca e apreensão) e formalizou 76 autos de prisão em flagrante. Participaram da operação 200 policiais, lotados nas delegacias das doze regionais da Polícia Civil no interior. Conforme o diretor do interior, delegado Jales Batista da Silva, o resultado é parcial. “Nem todas as delegacias mandaram os resultado das ações em sua cidade. Esperamos atingir a meta de 200 pessoas presas. Porém o mais importante e trazer à sociedade a sensação de segurança”, disse.
Na regional de Barra do Garças (509 km a Leste), 21 pessoas foram presas em flagrante e cinco foram por mandados de prisão por embriaguez, furto e violência doméstica. Dos presos, sete vão responder por contravenção do jogo do bicho.
Conforme a polícia, os cambistas usavam máquinas eletrônicas para coletar apostas em pontos das cidade. A central da jogatina fica em Araguarça (GO), município vizinho a Barra do Garças, mas cambistas atuam nas duas cidades, em pontos de concentração de pessoas, como casas lotéricas, bancos, correio e lavanderia.
Em Diamantino a operação cumpriu 15 mandados de busca e prendeu seis pessoas. Entre os presos estão Benedito Arruda Almeida e Maurício Miguel da Silva, acusados de matar Hermison Moreira Nascimento, no dia 14 de março deste ano, em um bar do município de Alto Paraguai (218 km ao Médio-Norte de Cuiabá). O motivo está relacionado a uma briga potencializada pelo uso de bebida alcoólica.
Em Nova Canaã do Norte (199 km de Sinop), que pertence a regional de Alta Floresta, cinco adolescentes foram levados para a delegacia por estar ingerindo bebidas. O dono do bar e um funcionário foram presos por vender e fornecer bebidas para menores, crime tipificado no artigo 243 do Estatuto da Criança e Adolescente. Os presos são Jair Pires de Medeiros Junior e Luiz Fernando Alves Medeiros. Os menores estavam consumindo uma mistura de refrigerante com pinga (carrotinha). Eles foram entregues aos pais.
Em Rondonópolis, policiais da Divisão de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), sob a coordenação do delegado Claudinei Lopes, efetuaram a prisão de um adolescente de 16 anos, no bairro São Sebastião, em poder de porções grandes de maconha. A droga seria dividida em trouxinhas menores de vendidas à usuários de bairros. O menor vai responder ato infracional de tráfico de drogas.
Em alguns municípios a operação com reforço de policiais militares.