O levantamento da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEAC) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) aponta que Sinop apresentou queda de 29% neste tipo de crime, enquanto Sorriso caiu 40% e Nova Mutum, 44%. Estes números, segundo este balanço, são referentes ao primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.
Outras três cidades mato-grossense também registraram redução no número de homicídios. Vila Rica obteve o resultado mais significativo com queda de 85%. A retração nos índices também foi verificado nos municípios de Barra do Garças (-42%) e Rondonópolis (-19%).
A assessoria de imprensa da secretaria estadual não divulgou a quantidade (números exatos) de homicídios registrados neste período nestas cidades.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, o resultado é uma consequência de integração das forças, que têm atuado nos municípios do interior com ações conjuntas. “É uma queda verdadeiramente histórica, graças a um trabalho que está sendo muito bem executado”, disse, através da assessoria.
O governo do Estado prevê, que até o próximo mês, serão 3.550 mil novos profissionais de segurança, entre policiais civis e militares, bombeiros e técnicos da Politec. O investimentos em novas viaturas, armamentos, capacitação e inteligência é considerado o maior da história. Recentemente, 51 caminhonetes no padrão SUV foram entregues as polícias Civil e Militar. No total, serão 200 novas viaturas, que irão reforçar a segurança em todo o Estado.