Dezessete municípios de Mato Grosso terão unidades de Segurança Pública credenciadas para o recebimento de armas de fogo. São 14 unidades da Polícia Civil, 10 comandos da Polícia Militar, cinco delegacias da Polícia Federal e oito delegacias da Polícia Rodoviária Federal.
Os municípios com pontos de recolhimentos são: Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.
A cada um dos postos terá pelo menos dois policiais cadastrado para atuar no recebimento de arma. "Todos eles já foram qualificados para proceder ao recolhimento da arma", disse o secretário-adjunto de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e coordenador da Campanha, Anderson Garcia.
O cidadão receberá, no ato da entrega voluntária da arma, um protocolo gerado pelo Sistema "Desarma", da Polícia Federal, com qual poderá receber o valor da indenização correspondente à entrega da arma de fogo, em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
O valor do reembolso varia entre 100 e 300 reais, por arma de fogo, dependendo do tipo e calibre.
Na primeira etapa da Campanha do Desarmamento, desenvolvida apenas nas unidades do Departamento da Polícia Federal, 22,2 mil armas de fogo foram recolhidas no Brasil. O número é 20 vezes mais o total de armas recebidas, de janeiro a abril deste ano, pela Polícia Federal, órgão responsável pelo recebimento de armamento voluntário fora das mobilizações.
Na segunda fase, profissionais da Segurança Pública dos estados e municípios assinam acordo de cooperação com o Ministério da Justiça para poder receber as armas. Em Mato Grosso, a Campanha do Desarmamento de 2011 foi lançada nesta segunda-feira (17.10), na Base Comunitária de Segurança Pública do bairro Pedregal, em Cuiabá.
A mobilização tem caráter permanente em razão da medida provisória 417/2008. O cidadão poderá, a qualquer tempo, entregar sua arma de fogo nas unidades credenciadas da Polícia Civil ou Militar de Mato Grosso.