O comandante de Policiamento de Área, major Gildázio Alves da Silva, confirmou ao Só Notícias, que o sistema de monitoramento que passou a funcionar, há poucas semanas, em vários pontos da cidade, está sendo fundamental nos serviços ostensivos e para prender criminosos. Casos de abordagens a suspeitos de delitos na área central passaram a ser feitos a partir do monitoramento que é feito e as informações repassadas para policiais que estão fazendo rondas.
Em três situações, o auxílio das câmeras foram fundamentais. Um deles foi um homicídio, ocorrido no último dia 4, a tarde. Dois assassinos de Maicon Henrique Ferreira Silva, 23 anos, fugiram de bicicleta após o crime. Em seguida, foram localizados na Avenida Paulo Pan, e após serem monitorados, acabaram sendo presos próximo ao local do crime, no bairro Santa Rita.
No dia 17, por volta das 20h, um ladrão foi preso e recuperada uma motocicleta Yamaha XT 660, azul, roubada em uma residência, no Jardim Botânico. O bandido foi localizado por uma câmera instalada na Avenida André Maggi com Paulo Pan, e preso 15 minutos após o roubo, na rua 17, Boa Esperança ao tentar fugir.
Nesta terça-feira (25) à tarde, um rapaz foi preso após praticar um furto em uma loja, na André Maggi. Ele fugii para o centro, foi “seguido” pelas câmeras e preso, ao entrar em uma loja, na avenida Júlio Campos.
Ao mesmo tempo, serviços de trânsito como checagens de veículos suspeitos e acidentes, são os principais serviços com o auxílio das câmeras. Das 54 câmeras já instaladas, 47 estão em atividade, disse Gildázio.
Atualmente, a Central de Operações da Polícia Militar está ligada direta com a Central de Monitoramento, e com isso, facilita o desempenho das funções da polícia, disse Gildázio. Porém, já auxiliou também em diversos casos no trânsito, a Guarda Municipal, na identificação de veículos envolvidos em acidentes que deixam os locais, dentre outros casos.