A Polícia Militar confirmou, esta tarde, que foram retirados cerca de 20 presos que estavam em um túnel de aproximadamente 20 metros, no presídio Osvaldo Florentino Ferreira Leite, o “Ferrugem”. O buraco foi iniciado na cela 1 do raio verde. A descoberta foi ontem, por volta das 23h, após uma denúncia, e evitada a fuga de dezenas de reeducandos.
A revista foi feita hoje, no início da tarde. Policiais em conjunto com agentes prisionais localizaram várias grades serradas nas celas e ventiladores no novo buraco para ajudar na ventilação dos presos. De acordo com a direção do sistema prisional, até o momento ninguém foi responsabilizado pela ação.
O tenente coronel da PM, Celso Henrique Souza Barbosa, tirou a responsabilidade da Polícia Militar na fiscalização apra identificar planos de fugas. Segundo ele, a corporação é acionada apenas para auxiliar os agentes prisionais neste tipo de situação.
Os 120 presos foram retirados do raio verde e transferidos para uma nova ala até que o local seja recuperado. Na última segunda-feira (11) por causa da transferência de quatro presos para as celas de isolamento, mais de 100 reeducandos do mesmo raio se rebelaram e um se feriu durante a ação da PM, que efetuou um disparo para controlar o motim.
Conforme Só Notícias já informou, na última fuga ocorrida no dia 1ª de maio, 36 detentos que estavam no raio amarelo escaparam. 23 foram capturados até agora – 5 deles na fronteira, semana passada, onde praticaram vários assaltos.