As companhias de policiamento comunitário dos bairros Boa Esperança e São Cristóvão foram reativadas hoje após ficarem cerca de duas semanas fechadas. O tenente-coronel Nerci Adriano Denardi, que responde interinamente pelo Comando Regional III, em Sinop, explicou que “houve uma redução da parte administrativa do CR 3, possibilitando ao Comando de Policiamento de Área reativar as companhias”. Um policial militar cada unidade estará de plantão 24h, com troca de turnos. “ainda estamos analisando a possibilidade de colocar dois policiais no Boa Esperança”, disse.
Cada posto terá uma viatura a disposição do soldado, que poderá solicitar apoio do quartel, se necessário. Todos os atendimentos feitos pela Polícia Militar também serão feitos nas unidades, como confecção de boletim de ocorrência, atendimento de acidentes de trânsito e flagrantes, por exêmplo. Com os 200 soldados que serão formados até 2009 e destinados ao CR3, através do concurso público e curso de formação profissional, “haverá possibilidade de aumentar o número de policiais para as companhias”, afirmou Denardi.
Após o fechamento dos postos, moradores fizeram duras críticas a decisão da PM principalmente por ter aumentado casos de violência e criminalidade na cidade.