Aproximadamente 583 metros de cabos de uma empresa de telefonia foram furtados no domingo, na estrada Nanci. De acordo com o boletim de ocorrência, a fiação estava em um poste de energia. Testemunhas disseram não ter visto nada e a polícia continua sem pistas de suspeitos. Não é a primeira vez que a empresa é vítima da ação de criminosos em Sinop.
Em outras oportunidades, também ficou no prejuízo. Além desta espécie de furto, o de fiação elétrica também tem sido constante no município. Apenas na avenida Dom Henrique Fröelich, antiga avenida da Saudade, pela terceira vez este ano criminosos agiram e deixaram o trecho sem energia.
Em maio, por exemplo, por duas vezes, a rede de iluminação pública acabou prejudicada. Com isso, o trecho de, aproximadamente, 500 metros, ficou às escuras. Em uma dos dias, a prefeitura informou ter gasto R$ 12 mil para comprar 1,7 mil metros de cabos para restabelecer a iluminação.
O sistema na avenida Dom Henrique foi inaugurado em novembro do ano passado. No trecho entre a catedral e o cemitério, foram colocados 60 postes ornamentais (10 metros de altura) e 21 normais, cerca de 6 mil metros de cabo e 108 lâmpadas. Foram investidos cerca de R$250 mil provenientes da arrecadação contribuição da iluminação.