A Justiça Federal concedeu, na última sexta-feira (5), liberdade para quatro dos cinco acusados por tráfico de internacional, presos pela Polícia Federal, no último dia 4 de novembro, durante a operação “Veraneio”. O advogado dos investigados, Reginaldo Monteiro, disse, ao Só Notícias, que o juiz Murilo Mendes concedeu liberdade provisória. “Apenas um suspeito (P.D.) teve a prisão preventiva decretada e continua preso”, explicou Monteiro. O advogado informou também que, por enquanto, existe um inquérito em andamento e que não foi concluído. Porém, não há nenhuma ação penal, contra os acusados.
Ele apontou que uma das provas usadas pela Polícia Federal, durante as investigações, teria sido um vídeo que mostra seus clientes testando uma aeronave para comprá-la, em Passos de Minas (MG), durante o período das investigações. “A intensão do grupo era adquirir o avião e transformá-lo em UTI Móvel. No entanto, seu tamanho não era suficiente e, depois, o mandaram de volta para uma empresa na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo”. A Polícia Federal continua fazendo diligências.
Além de Sinop, a operação foi feita também em oito cidades de São Paulo, três de Minas Gerais e três no Amazonas. Ao todo, sete pessoas foram presas. Conforme Só Notícias já informou, a PF confirmou que apreendeu em Sinop com os acusados, cerca de R$ 13,4 milhões, em dinheiro sendo [reais, dólares, euros] e cheques. As apreensões, incluindo joias, foram feitas em residências dos investigados. O delegado Samir Zugaibe informou, anteriormente, que "os presos são proprietários" de um aeródromo, na zona rural em Sinop, e alguns "já têm passagens por tráfico, furto e roubo".
Zugaibe informou ainda que os acusados vendiam para os traficantes aeronaves que eram levadas de Sinop para a Venezuela, de onde decolavam carregados com drogas e iria para outros países. O dinheiro recebido pelo envio dos aviões era usado na compra de bens como aeronaves casas e imóveis comerciais em Sinop. Os bens dos investigados podem ficar indisponíveis, no transcorrer da investigação.