A juíza Rosângela Zacarkim dos Santos, da 1ª Vara Criminal, determinou a soltura de um caminhoneiro, 46 anos, suspeito de matar com golpes de facão, Newton Antônio Lhopes, de 57 anos, em outubro de 2014, no pátio de uma empresa. Ele foi preso no último dia 26, em Portos dos Gaúchos (250 km de Sinop), por policiais civis do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoal (DHHP). A decisão da juíza aponta que não há motivos para que o suspeito fique recluso.
Segundo a polícia, a justiça havia decretada sua prisão e, nas investigações, os policiais localizaram o acusado, trabalhando, em uma rodovia e cumpriram mandado de prisão. O caminhoneiro foi transferido para o presídio Ferrugem.
Newton foi encontrado morto por outros caminhoneiros no pátio de uma empresa, na rua Colonizador Ênio Pipino, com perfurações causadas por arma branca. Um facão foi localizado nas proximidades. Testemunhas foram ouvidas, mas nenhuma confirmou ter ouvido gritos ou algum tipo de barulho no local. Um motorista, amigo do caminhoneiro, contou à polícia ter conversado com ele cerca de 20 minutos, antes do crime, mas não viu o suspeito. A vítima era de São José do Rio Claro onde o corpo foi sepultado.