domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: justiça manda internar adolescente e prender jovem acusados de incendiar mercado

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (fotos: Só Notícias/Cleber Romero e reprodução)

A justiça determinou a internação provisória, pelo prazo máximo de 45 dias, de um adolescente de 17 anos, e decretou a prisão preventiva (por tempo indeterminado) do rapaz de 21 anos, ambos acusados de envolvimento no incêndio a um mercado no bairro Boa Esperança, no último sábado (1). Os dois foram pegos pela Força Tática no mesmo dia e, segundo policiais militares, possuíam características semelhantes às que foram relatadas por testemunhas do ato criminoso.

Ao decidir pela internação do adolescente, o juiz plantonista Adalto Quintino levou em consideração que o suspeito confessou, parcialmente, os fatos. O menor negou ter envolvimento no incêndio, alegando que estava em casa com a esposa, mas confessou que portava um revólver calibre .38, que havia pegado de um amigo para se defender. “Além da gravidade dos atos infracionais imputados ao adolescente, não se pode deixar de enxergar a situação e a realidade local, uma vez que a população tem sido vítima constante da ação de menores infratores, acostumados com a prática delitiva, gerando insegurança e revolta de todos os jurisdicionados. Ademais, de acordo com os documentos acostados aos autos, percebe-se que o adolescente é conhecido no meio policial pelas reiteradas práticas delitivas, haja vista que, conforme relatos do próprio adolescente, já foi apreendido em razão de outros atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e roubo”.

Já em relação ao rapaz de 21 anos, Adalto destacou a necessidade de resguardar a segurança pública. “Além disso, a Polícia Civil de Sinop indicou uma suposta movimentação de determinada facção criminosa no sentido atentar contra o Estado e a segurança pública, sugerindo que o autuado pertence à organização criminosa denominada Comando Vermelho, tratando-se, portanto, de pessoa de acentuada periculosidade social, justificando, desse modo, o decreto preventivo a fim de resguardar a segurança pública”.

Nesta segunda-feira, o jovem passou por audiência de custódia e a prisão preventiva foi mantida. O rapaz afirmou que foi agredido por todos os policiais da Força Tática, que o prenderam. A denúncia será investigada. O acusado foi encaminhado para o presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”.

Conforme Só Notícias já informou, os militares estavam em rondas pelo bairro Santa Rita, quando avistaram a dupla em uma motocicleta CG Titan verde. Os suspeitos, ao perceberem a presença da viatura, saíram correndo e pularam em alguns quintais. Subiram ainda no telhado de uma casa, onde foram localizados pelos policiais. As telhas da residência acabaram se quebrando e o rapaz de 21 anos caiu. Ele teve algumas escoriações e foi preso pela Força Tática. O adolescente também acabou algemado. Próximo à casa, segundo os policiais, foi encontrado um revólver calibre 38, com cinco munições, além de uma porção de pasta base de cocaína. Os dois acusados foram conduzidos para a delegacia municipal.

Conforme os militares, testemunhas do incêndio relataram que dois homens chegaram em uma motocicleta verde, entraram no mercado, mandaram clientes e funcionários saírem, e, utilizando um galão, espalharam combustível. Em seguida, fizeram alguns disparos de arma de fogo, atearam fogo no mercado e fugiram. De acordo com as testemunhas, a dupla era magra e um dos criminosos trajava uma blusa azul. Segundo a PM, ao ser preso no Santa Rita, um dos suspeitos vestia uma roupa semelhante.

No mesmo mercado, há cerca de dois meses, o proprietário Luiz Ney da Silva, 54 anos, foi assassinado a tiros. Na ocasião, não foram roubados dinheiro e produtos. Luiz estava no caixa do estabelecimento, quando um criminoso entrou, atirou e imediatamente fugiu, de moto, que estava em frente, e foi pilotada pelo comparsa.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE