Erival Vitorino Machado, de 18 anos, foi ao fórum, esta tarde, devido a uma audiência que já estava agendada. Segundo informações da Polícia Militar, ele deveria ser ouvido pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e posteriormente liberado para responder em liberdade. Esta situação ocorreria se ainda estivesse detido.
No entanto, como é um dos 11 que fugiu do presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”, na madrugada do último domingo, a juíza da 1ª Vara Criminal, Rosângela Zacarkim dos Santos, expediu um mandado de prisão preventiva. A ordem judicial foi cumprida no momento em que o mesmo compareceu ao fórum para sua audiência.
Ele foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil para o registro da ocorrência e, em seguida, levado novamente ao presídio. Erival é o sexto foragido a ser recapturado. Ainda são procurados Lucas da Silva, Júnior dos Santos, Geraldo da Costa, José Brum e Oscar Gonçalves.
Conforme Só Notícias já informou, Ederson Alves da Silva foi o quinto fugitivo a ser detido. Ele foi encontrado em Colíder, ontem, a partir de uma denúncia. A Polícia Militar confirmou que ele estava em uma casa, na rua Ipiranga, no centro, e não esboçou reação. “Ele disse que veio sozinho para Colíder. Contou que fugiu na madrugada de domingo, por volta das 4h, e veio para cá”, disse um dos soldados que participou da ação.
Ele foi levado para a delegacia e deve ser recambiado para Sinop. Ederson estava preso por conduzir veículos sob influência de álcool, sem habilitação e velocidade elevada.
Na segunda-feira (4), a polícia pegou Francisco da Silva, 26 anos, e Vilson José de Almeida, 31 anos, no bairro Alto da Glória, a cerca de seis quilômetros do presídio que escaparam. Eles estavam próximos a uma escola. O tenente Rodrigo Varela, da Força Tática, disse que um deles estava no telefone público (orelhão) quando foi abordado. Ambos usavam o uniforme do sistema prisional.
Também na segunda, ainda durante a madrugada, foram capturados dois foragidos – Walisson dos Santos, 22 anos, e Franciciones Pereira, 29 anos – que estavam nas proximidades do rio Preto, também na região do Alto da Glória.
A fuga ocorreu domingo de madrugada quando os 11 detentos fugiram por um túnel com aproximadamente 40 metros de extensão da cela 3, do raio laranja, até o outro lado do muro, na parte dos fundos do presídio. Havia cerca de 24 detentos na cela. A fuga foi percebida pelos agentes prisionais apenas pela manhã. Os fugitivos teriam usado pedaços das barras de ferro para cavar. Ainda não foi informado quanto tempo eles levaram para fazer o túnel.