A movimentação no comércio de Sinop está sendo tranquila desde que iniciou o horário especial de atendimento nas empresas, no último dia 12. O comandante do batalhão da PM, major Gildázio Alves, disse, ao Só Notícias, que nenhuma ocorrência de roubo ou furto a pessoas ou a estabelecimentos comercias foi registrada no quadrilátero central, região de maior movimentação devido às “compras de Natal”. Se comparado a dezembro do ano passado, afirmou que este está sendo mais “tranquilo”.
Gildázio detalhou ainda alguns fatores que, segundo ele, tem contribuído para este resultado. Um deles seria o fato de ter aumentado o número de menores infratores que cumprem medidas socioeducativas, ao invés de estarem nas ruas, o que certamente representaria perigo. Outros fatores seriam as câmeras de segurança espalhadas pela cidade – que facilita o monitoramento – e o não fornecimento este ano, por parte da direção do Presídio Ferrugem, do benefício de “indulto de natal”, para que presos possam visitar suas famílias no final de ano. Além disso, o próprio reforço no policiamento tem ajudado consideravelmente.
Conforme Só Notícias informou, desde o último domingo mais policiais estão nas ruas, reforçado a segurança na área central e nos bairros. Ao todo, estão sendo utilizadas sete viaturas, sendo duas da Força Tática, enquanto que antes esse número era de apenas três. Locais como a avenida André Maggi e praças Plínio Callegaro e das Bandeiras estão recebendo atenção especial, inclusive com viaturas estacionadas, no caso das praças.
O atendimento especial no comércio segue até o dia 23. Após essa data, a PM continuará nas ruas. Dentro da programação, está inclusa a realização de blitz em locais e horários definidos conforme o cronograma da polícia.