O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso (Sindmat) doou um drone, dois rastreadores espiões e um notebook à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva), ontem. Entre os equipamentos, o drone é o mais popular. Os equipamentos custaram R$ 15 mil.
O aparelho entregue alcança 1,5 quilômetro de altura e cinco quilômetros de distância. Também faz fotos e vídeos em alta resolução participando do planejamento e das operações em tempo real e também do registro de provas. Já os rastreadores auxiliam na localização de cargas e veículos.
O presidente do Sindmat, Eleus Vieira de Amorim, espera que os aparelhos contribuam em ações de desmantelamento de quadrilhas. “Sabemos da importância dessa doação e o quanto ela pode colaborar em diligências complexas”.
De acordo com o delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos de Cuiabá, Vitor Bruzulato, os equipamentos contribuirão nas investigações relacionadas a roubos de cargas e também de veículos.
Conforme o secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Segurança Pública, coronel PM Marcos Cunha, a interação entre a iniciativa privada e as polícias leva mais qualidade às operações. “O Sindicato está de parabéns por essa parceria”.
O delegado geral da Polícia da Civil, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, explica que aparelhos como estes já foram usados em operações e agora os equipamentos doados serão de uso exclusivo da Derfva. “A polícia sempre manteve as portas abertas para o segmento de transporte que sempre contribuiu com informações”.