O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo) recebe pelo menos duas ligações por dia em que proprietários de postos e conveniências relatam assaltos ocorridos em seus estabelecimentos. "No primeiro semestre deste ano, podemos contabilizar mais de 300 ações, já que muitos postos foram assaltados várias vezes", estima o presidente do Sindipetróleo, Aldo Locatelli.
O Posto América, localizado na Avenida do CPA, em Cuiabá, por exemplo, foi assaltado nos dois últimos fins de semana. No primeiro assalto, ocorrido no último dia 26, os bandidos abordaram os funcionários e os ameaçaram com arma de fogo. No domingo (3) seguinte, por volta de 1h, as vítimas foram os clientes da padaria, localizada no pátio do posto. Nas duas ações foram levados celulares e outros pertences.
As imagens captadas pelas câmeras de segurança do Posto América mostram dois bandidos agindo tranquilamente e ainda mascando "chicletes". "É um absurdo o que está acontecendo na Grande Cuiabá e também no restante do Estado. Os bandidos estão cada vez mais audaciosos e se divertindo com a falta de segurança. Eles ameaçam os nossos funcionários e os clientes sem nenhum temor", reclama Locatelli
O presidente da entidade orienta aos revendedores que desconfiem de pessoas que fazem muitas perguntas sobre o estabelecimento e seus funcionários. "Muitos bandidos costumam sondar as vítimas", explica Locatelli.