PUBLICIDADE

Sema e PM fazem operação após denúncias de crimes ambientais em área de preservação no Nortão

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), em ação conjunta com a 12ª Companhia Independente da Polícia Militar de Barra do Bugres, realizou uma operação de fiscalização ambiental no Assentamento Araúna, no município de Novo Mundo (270 quilômetros de Sinop). A ação foi realizada ontem em atendimento a um ofício encaminhado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Guarantã do Norte, destacando a máxima urgência para a operação, devido às denúncias recebidas sobre crimes ambientais na região.

As informações encaminhadas à promotoria apontavam intensa derrubada de vegetação em área de amortecimento do Parque Estadual do Cristalino e em Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Inhandu, além de queimadas que vinham ocorrendo desde o dia anterior à operação.

Durante a fiscalização, as equipes da Sema confirmaram a veracidade das denúncias e registraram imagens da área degradada, constatando a extensão do dano ambiental. O infrator, identificado como responsável pela derrubada e pelas queimadas, compareceu ao local durante a operação e foi detido pela Polícia Militar. Ele foi conduzido à delegacia de Guarantã do Norte (250 quilômetros de Sinop), onde, em seu aparelho celular, foram encontradas provas relacionadas aos crimes.

Segundo a PM, ele responderá por destruição de floresta de preservação permanente, provocação de incêndio em mata ou floresta e poluição com risco à saúde humana, morte de animais ou destruição significativa da flora. Além de uso de identidade falsa na tentativa de dificultar sua identificação. As multas e demais punições estão sendo calculadas pela equipe da Sema.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE