A equipe de Fiscalização de Fauna da secretaria estadual de Meio Ambiente, com apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, apreendeu 21 kg de pescado ilegal, uma arma de fogo e petrechos de pesca em Sinop, em mais uma etapa da Operação Piracema.
A secretaria informou que, durante patrulhamento noturno realizado na região do Rio Teles Pires, no fim de semana, os agentes ambientais encontraram um saco com peixes curimba e cachorra, uma arma calibre 28, uma tarrafa, uma rede e um arpão. Os suspeitos não foram encontrados no local. Os materiais apreendidos foram encaminhados para providências policiais.
“A intensificação da fiscalização, por terra e água, é parte dos esforços contínuos da Sema-MT para proteger a fauna aquática durante o período de defeso da piracema, que começou em 2 de outubro e segue até 1º de fevereiro de 2024. Também estão sendo realizadas fiscalizações nos comércios e peixarias, com a conferência dos estoques declarados”, informou a secretaria.
Em Mato Grosso, quem desrespeitar as regras do período pode ter o pescado, veículos e equipamentos apreendidos, além de receber multa no valor de R$ 5 mil a R$ 200 mil, com acréscimo de até 150 reais por kg de pescado, além de ser conduzido à delegacia.
As ações de fiscalização nos rios de Mato Grosso, coordenadas pelo órgão ambiental, são realizadas em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, Polícia Militar e Polícia Civil.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.