Seis pessoas já foram presas, hoje, em Cuiabá, na operação “Orion” (O Grande Caçador) por furto de dinheiro de contas bancárias, através de golpes pela internet. Entre os acusados há uma mulher. A maioria dos envolvidos é jovem. Outros acusados estão sendo procurados no Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e São Paulo.
Uma fonte de Só Notícias informou que, só na capital mato-grossense teriam sido cerca de 450 contas bancárias invadidas. Os clientem recebiam e-mails/aplicativo para recadastrar dados. Quando os correntistas abriam a página semelhante ao do banco, mas que era falsa, digitavam dados pessoais, bancários e as senhas. Com isto, os hackers conseguiram entrar nas contas e desviar dinheiro. A técnica é chamada de phishing. Não foi feita estimativa do montante dos golpes aplicados.
A Gerência de Combate aos Crimes de Alta Tecnologia (Gecat) da Polícia Civil em Cuiabá coordena as investigações, há 8 meses. Mais de 100 delegados, investigadores e escrivães, dos cinco Estados, trabalham, desde o início da manhã, para cumprir os mandados de prisão e busca e apreensão decretados. As ordens de buscas são acompanhadas por peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de Mato Grosso. Um balanço deve ser divulgado nesta 4ª feira.