PUBLICIDADE

Seis celulares são encontrados na cadeia de Sorriso

PUBLICIDADE

Seis celulares foram encontrados, hoje, por volta das 6h, no Centro de Ressocialização de Sorriso. Cinco aparelhos foram encontrados nas celas 8 e 9, onde estão abrigados cerca de 25 presos. Já o sexto celular foi localizado em um filtro, antes da fossa, que provavelmente foi descartado por algum reeducando pelo vaso sanitário. Na cela 10, os agentes penitenciários localizaram cinco chuços (armas artesanais). Todos os objetos foram levados até a delegacia de Polícia Civil.

Em entrevista ao Só Notícias, o agente Jaison Schoenherr, que participou da revista, que teve o apoio da Polícia Militar, disse que um dos fatores que tem contribuído para a entrada destes materiais ilícitos é a falta de um equipamento de raio-x, na entrada da cadeia. Há cerca de oito meses, o Centro recebeu, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), um aparelho de raio-x, mas que nunca funcionou. Segundo ele, o equipamento só funciona com uma senha, que ainda não foi disponibilizada.

“Se tivéssemos este equipamento funcionando, acredito que iríamos resolver quase 100% a entrada destes materiais ilícitos na cadeia. Pois tudo o que entra, nós vistoriamos. O único jeito de evitar seria por meio do raio-x, que possibilita ver, no corpo da pessoa que irá fazer uma visita, se está carregando um objeto ilícito ou não”, conta o agente.

Outro lado
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, por meio da assessoria, afirma que a reclamação do sobre a falta de utilização do equipamento não procede, pois no último domingo, a banqueta, que é um aparelho que detecta a presença de metal, estaria sendo utilizada. A assessoria admite que realmente alguns equipamentos apresentaram falhas, mas que a direção do Centro teria providenciado reparo e resolvido o problema.

No total, 108 banquetas foram distribuídas para as cadeias públicas e penitenciaras de Mato Grosso. Elas foram compradas com recursos da secretaria e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A assessoria disse ainda que a intenção das banquetas é agilizar as revistas, pois de trata de um equipamento simples, bastando o visitante sentar no equipamento que emite um sinal se caso for detectado a presença de qualquer metal.

(Atualizado às 13h30)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova varredura apreende mais de 20 celulares e drogas em penitenciária de MT

Uma nova varredura realizada hoje pela força tarefa da...

Quatro são detidos com mais de 140 porções de cocaína em Sorriso

A equipe de Força Tática da Polícia Militar prendeu...

Motocicleta furtada é recuperada e condutor preso por receptação em Sinop

A Polícia Militar prendeu o motociclista, de 31 anos,...
PUBLICIDADE