A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) divulgou nota, neste domingo, manifestadno que "está em luto pela perda do tenente-coronel Helton Wagner Martins, de 38 anos, vítima de um ato criminoso e covarde, neste sábado à noite, em sua residência, no bairro Maringá 2, em Sinop, e determinou reforço do policiamento da região bem como apoio das tropas especializadas como Força Tática, Rotam e Bope, e da Delegacia Regional da Polícia Civil de Sinop para a busca dos criminosos".
O tenente-coronel PM foi vítima de assalto, dentro de casa, durante a noite, por volta das 20 horas. Ele levou quatro tiros e foi socorrido ainda com vida, mas faleceu no início da madrugada, em um hospital de Sinop. A esposa, que também estava na residência no momento do crime, foi alvejada com três tiros, passou por cirurgia e está sob cuidados médicos, no mesmo hospital. Uma fonte de Só Notícias informou que está fora de perigo. Estavam na casa no momento do assalto dois filhos menores do casal e uma sobrinha que não foram feridos.
De acordo com o comandante Regional da Polícia Militar de Sinop, tenente-coronel PM Valter Luis Razera, agindo de forma integrada e mediante intercâmbio de informações da Inteligência das polícias Militar e Civil, os quatro assaltantes, sendo três menores, foram localizados durante a madrugada deste domingo. O maior de idade, que deu apoio com uma caminhonete Hilux de cor preta, foi preso no município de Santa Carmem, distante 30 quilômetros de Sinop. Os demais, adolescentes, foram apreendidos em residências de familiares e amigos, em Sinop. Nenhum produto de roubo foi apreendido com eles. Os quatro deverão ser encaminhados à unidade prisional e socioeducativa de Sinop.
O tenente-coronel PM Helton Wagner Martins atuava há 7 anos em Sinop e tinha 22 anos de carreira na Polícia Militar de Mato Grosso.
"A Secretaria de Segurança Pública ressalta que não aceitará ataques a policiais, que são o seu maior patrimônio, e prestará todo o apoio necessário à família do militar", informa. Desde que tomaram conhecimento do ocorrido, o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, o secretário adjunto de Ações Integradas da Sesp, coronel PM Joelson Sampaio, a secretária adjunta de Inteligência da Sesp, Alessandra Saturnino, o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Zaqueu Barbosa e o diretor geral da Polícia Judiciária Civil, Adriano Peralta, ficaram em contato permanente com as equipes da região acompanhando o andamento das operações em Sinop.
Vagner foi velado em Sinop, na Igreja Batista, e trasladado, à tarde, de avião para Cuiabá onde será sepultado, nesta segunda-feira.