Até os hidrômetros das residências estão sendo alvo dos ladrões em Rondonópolis. Dezenas desses equipamentos foram furtados neste mês em dois bairros da cidade. Os hidrômetros são visados devido ao bronze existente nos equipamentos, que são furtados para a venda por quilo. A prática vem gerando um grande prejuízo para o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), que fornece esses equipamentos que são tidos como de alto custo para a autarquia.
O diretor administrativo-financeiro Pedro Barbosa da Silva, informou que, no fim de semana passada, em duas noites, foram 14 hidrômetros furtados no bairro Colina Verde. Nesta quinta-feira, o “arrastão” aconteceu no bairro Vila Aurora, onde a estimativa é de que ao menos 18 aparelhos foram levados de uma única vez. Até ontem, o Sanear não tinha nenhuma suspeita a respeito dos prováveis ladrões.
Conforme Pedro Barbosa, o Sanear ficou ontem impossibilitado de tomar ações mais concretas quanto ao caso devido à paralisação dos agentes policiais civis. Ele justificou que tem de haver um trabalho investigativo para ver quem está comprando os equipamentos furtados, ajudando a “indústria do furto”. O gerente lembrou que, há alguns anos, estava ocorrendo outra onda semelhante de furtos de hidrômetros e descobriu-se que a compra estava sendo feita por um ferro velho da cidade.
Nesses casos de furto, os moradores têm que apresentar um boletim de ocorrência ao Sanear para que o mesmo faça a reposição dos hidrômetros sem custo algum. Pedro Barbosa informou que, em caso de informações sobre os prováveis autores dos furtos, as pessoas podem fazer suas denúncias à polícia ou diretamente ao Sanear, através do telefone 0800-647-2442, de acesso gratuito.
O gerente reconhece que a prática de furto contra os hidrômetros da autarquia ficou mais propícia com a obrigação de instalar os equipamentos do lado de fora dos terrenos, para facilitar a leitura. No entanto, observa que já existe uma saída para esse problema: a instalação das caixas protetoras para hidrômetros, cuja meta é instalá-las em toda a cidade nos próximos anos, garantindo mais segurança aos equipamentos.