Está concluída a construção de 24 celas na penitenciária "Mata Grande" para abrigar mais 288 presos. É o segundo maior presídio do Estado. A inauguração será na segunda-feira, às 8h. A obra orçada em quase R$ 4 milhões foi para a construção também de quatro salas de multiuso para atividades escolares e culturais, quatro celas para encontro íntimo e dois parlatórios (espaço onde os advogados atendem os clientes). No total foram 2.480 metros de área construída.
"Em cada uma das celas os presos terão triliches (cama tripla) e para cada duas celas os reeducandos contam com um espaço gradeado para banho de sol", disse o diretor da unidade Raymundo Macedo Dias. No novo anexo, os funcionários do presídio contarão com um aperfeiçoamento de uma tecnologia de segurança, com a abertura das salas e celas de forma aérea. "Os agentes abrirão as celas e salas por cima, evitando o contato direto com os reeducandos, uma tecnologia de segurança que foi aperfeiçoada dos modelos anteriores já existentes na unidade", explicou o diretor.
Segundo o secretário adjunto de Justiça, tenente coronel PM Zaqueu Barbosa, a ampliação da unidade atende as diretrizes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que busca melhor acomodação dos reeducandos.