PUBLICIDADE

Rondonopolis: comandante apresenta plano emergencial de segurança

PUBLICIDADE

O comandante geral da Policia Militar de Mato Grosso, coronel Antônio Benedito de Campos Filho se reuniu com empresários e representantes de associações segmentadas e de moradores de bairros, para apresentar à sociedade local o programa emergencial denominado de Plano de Ostensividade, Saturação e Prevenção, deflagrado para reduzir os índices de violência e criminalidade na cidade de Rondonópolis.

A direção da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (ACIR) convidou o Comandante da PM para uma palestra aos empresários locais, que reivindicavam soluções para o problema da onda de violência e assaltos que vem assolando a cidade nesse primeiro mês do ano.

O coronel começou detalhando o funcionamento do programa emergencial, explicando aos empresários os objetivos iniciais, bem como as formas como o plano vai funcionar. Campos Filho explicou que o plano consiste na efetivação imediata de um conjunto de ações de policiamento ostensivo motorizado (motos e carros) e a pé, através do policiamento em duplas (Cosme e Damião), o qual foi reforçado com a chegada de mais 11 motos e 12 policiais do Comando de Ações Rápidas (CAR), de Cuiabá, que vieram para reforçar o policiamento existente.

O coronel explicou que as ações serão realizadas baseadas em estudos estatísticos sobre a violência na cidade, que mapeou os pontos considerados mais críticos, identificando inclusive os horários e locais de maior incidência. Então, esse estudo vai nortear as ações da polícia, apontando, inclusive, onde e quando realizar as blitze, barreiras e arrastões policiais que visam, sobretudo, aumentar a ostensividade policial preventiva. Para isso, a cidade foi redividida em sete regiões, que serão policiadas diuturnamente, visando coibir os assaltos e o tráfico de substância entorpecente, que, na visão do oficial, alimenta esse círculo vicioso de violência.

O coronel pediu a compreensão e colaboração dos empresários, explicando, inclusive, que as blitze e fiscalizações em pessoas e veículos são necessárias e que o único objetivo é exatamente garantir a tranquilidade e a segurança da população. Campos Filho disse que a experiência vem sendo realizada com sucesso em Cuiabá e espera que a mesma coisa aconteça aqui.

As ações policiais vão contemplar todas as regiões e bairros da cidade, pois são nessas áreas onde são registrados os maiores índices de violência.

Segundo Campos Filho, o policiamento ostensivo será reforçado em pelo menos mais 20 policiais por turno. Para realizar as barreiras pelos bairros da cidade serão utilizados 15 policiais, distribuídos em equipes de três PMs por barreira. Das 11 motos do CAR, três vão reforçar o comando de policiamento no Centro da cidade; 04 vão para a região da Vila Operária; duas vão para a Cidade Salmem; e duas para o Jardim Iguaçu. Cada barreira terá entre 40 minutos e uma hora de duração e serão realizadas, simultaneamente, em vários bairros.

Os motociclistas serão os alvos preferenciais, mas todos serão abordados condutores de moto e carros, e até pessoas a pé, no sentido de localizar armas, drogas e produtos suspeitos de furto ou roubo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE