A situação crítica da segurança pública na região Norte, denunciada por lideranças e pela própria sociedade, tem o reflexo no reduzido número de efetivo das policias. Em toda a regional de Sinop, que possui 17 delegacias e atende 21 municípios, atuam somente 9 delegados. Alguns acabam sobrecarregando trabalho e atendendo as cidades vizinhas.
Segundo a delegada Maria de Fátima Moggi, apesar de pouco efetivo, as ações continuam sendo feitas de forma intensiva. Na semana passada, a regional fez 17 flagrantes e prendeu 29 pessoas. No período também foram ouvidas 427 pessoas envolvidas em denúncias e inquéritos, abertos 36 PCs, processos de crimes de menor potencial, e seis armas foram apreendidas. “É um número enorme para quem trabalha com apenas nove delegados”, salientou.
O concurso público para delegados, investigadores e escrivães já foi realizado e os aprovados estão em treinamento. Para a regional foram solicitados 15 delegados. “Só para Sinop seriam necessários mais quatro. Hoje são dois. Também temos titulares em Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cláudia, Juara, Peixoto de Azevedo e Matupá”, concluiu.
Na regional de Alta Floresta a situação não é diferente. Cinco delegacias estão sem delegados.