Devem chegar nesta segunda-feira em Sinop mais 20 soldados da Polícia Militar que reforçarão o policiamento na cidade. A confirmação foi feita pelo comandante Geral da PM no Mato Grosso, coronel Leovaldo Salles. O aumento do efetivo foi uma cobrança de toda a comunidade e manifestada semana passada, co comandante, pelo prefeito Nilson Leitão e o deputado Dilceu Dal Bosco. Desde o início das atividades do novo presídio, em janeiro, cerca de 60 policiais que trabalhavam em rondas e outras atividades foram remanejados para a unidade prisional.
Salles ressaltou que o processo para a realização de um novo concurso, que está sendo cogitado desde o primeiro semestre do ano passado, está em andamento. “Nós estamos promovendo um grande concurso público, em que 80 novos policias virão para o município de Sinop, até porque inauguramos recentemente o presídio e a unidade não pode representar agressão ao policiamento urbano”, enfatizou.
Após o concurso também deve ser criada uma equipe exclusiva para realizar a segurança no presídio. Segundo Salles ainda não foi definido o número de soldados, mas o curso de formação será realizado aqui em Sinop. Ele também ressaltou os investimentos para toda a região Norte. “No ano passado fizemos a distribuição de viaturas, e o número foi acima de outras regiões do Estado. Hoje, a segurança nessa região está instrumentalizada”, salientou.
Salles deve ficar em Sinop hoje, para providenciar todas as condições para os novos policias que virão para Sinop, entre eles o alojamento.
Ele empossou, esta manhã, o tenente coronel Eddie Metelo como novo comandante de área da PM Sinop. Um fato que causou surpresa foi a exoneração do major Antonio Ibanez do comando do COTAR (Comando Tático de Alto Risco) implantado em Sinop, recentemente, para gerir questões de risco como rebeliões, sequestros, dentre outros. Não foram explicados os motivos da exoneração do oficial.