A redução em 30% na alíquota de ICMS cobrada pelo Estado de Mato Grosso sobre a farinha de trigo não deve baixar o preço do pão francês nas padarias de Rondonópolis. A medida foi oficializada na semana passada pelo Governo do Estado e faz com que a alíquota do imposto caia de 10% para 7%. Apesar de não ter reflexo no preço do pãozinho ao consumidor, o setor acredita que a decisão trará mais competitividade aos empresários.
A avaliação é a mesma diante da isenção do PIS e Confins para a farinha de trigo, na ordem de 9%, efetivada também na semana passada pelo Governo Federal. O diretor do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Rondonópolis e região Sul de Mato Grosso (SIAR-Sul), Ailton Ferreira da Silva, que atua no setor de panificação, informou que a redução de ICMS anunciada vai significar uma queda de somente 3% no preço da farinha de trigo.
Somando os cerca de 9% do PIS/Confins e os 3% do ICMS, totaliza-se uma média de 12% de redução sobre o preço da farinha de trigo. No entanto, Ailton Ferreira argumentou que o aumento no preço do produto, principal matéria-prima do pão francês, foi de 40% a 50% entre janeiro e agora, no município. O problema, segundo ele, é que os empresários não conseguiram repassar a totalidade dessa alta. Ele acredita que entre 25% e 35% apenas desse aumento foi repassado ao preço final para os consumidores.
Além disso, o diretor argumenta que existem outros agravantes para o segmento, a exemplo da alta do preço do frete registrado nos últimos meses. Assim, Ailton Ferreira diz que a tendência é que os empresários mantenham os preços atuais dos produtos à base de farinha de trigo, como o pão, e absorvam as perdas tidas nos últimos meses. Mesmo assim, estima que a decisão tem seu lado positivo. “Com isso, o setor terá mais condições de investir no seu negócio, já que os empresários vinham trabalhando com uma margem de lucro achatada”, avaliou.
Conforme o SIAR-Sul, o preço do quilo do pão francês, em Rondonópolis, varia numa média de R$ 6,00 a R$ 8,00. A estimativa é que existam cerca de 80 padarias em atividade no município.