Quatro pessoas, veículos adulterados e uma grande quantidade de documentos usados para “esquentar” carros foram apreendidos na operação integrada “Cova de Caco”, da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva), com outras forças da Segurança Pública e a Prefeitura de Cuiabá. A ação foi realizada, esta manhã, na localidade conhecida por “Pedra”, na região do Porto.
Na operação foram apreendidas 51 carteiras de habilitação (CNH), sendo 49 produtos de furtos e duas falsificadas; 47 Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) falsificadas, 29 Certificados de Registro Veiculo (CRV) falsos, quatro carros e duas motocicletas).
O trabalho também resultou na vistoria de 467 veículos, oito estabelecimentos comerciais com buscas e 69 pessoas revistadas. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) autuaram 39 veículos por infrações de trânsito. A ação de fiscalização foi realizada para coibir o comércio ilegal de veículos roubados ou furtados, clonados e os chamados “Finan” – veículos financiados, que depois são comercializados abaixo do preço de mercado e as prestações deixam de ser pagas.
Os documentos apreendidos (CRLV e CNH) são roubados ou falsificados, os quais são comercializados junto com os veículos, por falsos despachantes. Conforme a Polícia Civil, as cédulas dos documentos são verdadeiras, mas com dados falsos, inseridos depois de um processo de lavagem do papel.
No montante de documentos está a carteira de habilitação de uma investigadora de polícia, que teve o veículo furtado no estacionamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), neste ano. A CNH, provavelmente, foi comprada com o objetivo de ser adulterada em nome de algum condutor de veículo.