Um ponto de distribuição de drogas que funcionava no bairro Jardim Glória, em Várzea Grande, foi desarticulado em ação da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), ontem. No local foram apreendidos mais de 30 quilos de maconha, pasta base e cocaína, foram apreendidos e quatro suspeitos, de 33, 27 e 17 a anos, foram detidos.
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, o imóvel estava sendo monitorado há cerca de 3 meses, após diversas denúncias sobre a atuação de uma facção criminosa com o tráfico de drogas na região. Durante as investigações, a equipe conseguiu identificar suspeitos, assim como a função de cada um no grupo criminoso.
Segundo o delegado, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o ponto utilizado pelo grupo possui diversas complexidades, por se tratar de uma região de mata e com intensa movimentação de traficantes.
“Além do endereço, foram identificados os suspeitos de gerenciar e administrar o armazenamento e a distribuição da droga, assim como o responsável pela contabilidade do dinheiro arrecadado com o crime. Eles possuíam até um observatório para visualizar a possível chegada de policiais na região”, disse o delegado.
Durante as investigações, os policiais da DRE receberam a informação de que o ponto seria abastecido com grande quantidade de drogas na terça-feira. Em monitoramento do endereço, os investigadores flagraram o momento em que os suspeitos saíram da casa em direção ao terreno dos fundos carregando sacolas aparentando se tratar de produtos ilícitos.
Diante das evidências, os investigadores realizaram a abordagem dos suspeitos que tentaram fugir, mas acabaram detidos. No imóvel também foram encontrados o outro suspeito maior de idade e o adolescente.
Em buscas na casa e no terreno aos fundos, foram apreendidas várias porções de entorpecentes, sendo 29 tabletes grandes de maconha, 97 porções de cocaína e 39 porções de maconha, já embaladas para venda, outras porções médias e pequenas de cocaína, maconha e pasta base, espalhadas em pontos distintos, além de ácido bórico, éter, balanças de precisão, cadernos de anotações, contabilidade, e outros materiais relacionados ao tráfico de drogas.
Em continuidade as buscas, os policiais seguiram até a residência de um dos presos, onde apreenderam o dinheiro.
Os quatro foram encaminhados, onde após serem interrogados foi lavrado o flagrante. O procedimento do menor apreendido foi encaminhado para Delegacia Especializada do Adolescente (DEA).
O delegado apontou ainda que “uma das características do grupo também era cooptar crianças e adolescentes para atuarem com o tráfico de drogas, fato comprovado através da apreensão do menor”.
As investigações continuam para identificar e prender outros integrantes do grupo criminoso.