O professor Mauro José Marques, 44 anos, foi assassinado, esta tarde, por dois bandidos, com um tiro na cabeça, durante uma tentativa de assalto a um mercado, na avenida Minas Gerais, no bairro Jardim dos Estados, em Várzea Grande. De acordo com a Polícia Militar, os dois criminosos invadiram o local por volta das 17h30, e enquanto um deles foi até o caixa para pegar o dinheiro, o segundo ficou na porta para obrigar os clientes a entrarem e impedir que não saíssem durante o assalto. Em um determinado momento, o professor que fazia compras, fez movimentos bruscos e um dos assaltantes atirou.
Os bandidos fugiram em um carro, modelo e marca não confirmados, preto, onde um terceiro comparsa os aguardava. Testemunhas repassaram aos policiais militares as características dos criminosos. A dupla fugiu sem levar nada, disse o capitão da Polícia Militar, Leonidas Lima, comandante da 2ª Companhia Independente do bairro Imperial, responsável pelo policiamento naquela região.
Segundo Lima, o mercado possui circuito interno de segurança e as imagens deverão ser solicitadas pela Polícia Civil, responsável por investigar o crime. Uma equipe da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) foi acionada e fez os trabalhos de perícia no local. O corpo de professor foi levado para Instituto Médico Legal (IML).
Mesmo sem roubar nada, os suspeitos quando forem presos deverão responder pelo crime de latrocínio, que é roubo seguido de morte. Isso porque, no entendimento da Polícia Civil, a intenção dos suspeitos era roubar, sendo que a morte da vítima foi consequência dessa ação que tinha como objetivo subtrair coisa alheia. Nesse caso, mesmo quando o bandido não leva nada, mas mata alguém, o caso é classificado como latrocínio.