PUBLICIDADE

Prisões na Operação Furação evidenciam relação de autoridades e criminosos,diz cientista

PUBLICIDADE

A prisão de integrantes do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal na Operação Furacão, deflagrada contra o jogo do bicho, evidencia uma relação cada vez mais freqüente das autoridades com o crime organizado. A afirmação é do cientista político Geraldo Tadeu Moreira, da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Segundo Moreira, o crime organizado não se sustenta sem a corrupção do poder público. “O crime organizado exige, para continuidade de seus negócios, que agentes públicos, nos mais variados níveis, sejam coniventes com a prática do crime. Tem sido assim nos Estados Unidos, na Rússia e em outros países. E tem sido assim no Brasil”, afirma o cientista político.

De acordo com Moreira, a prisão de autoridades, em um primeiro momento, pode causar “desencanto” na população, ao mostrar que as instituições policiais e judiciárias brasileiras estão “contaminadas pela corrupção”. Entretanto, operações desse tipo podem servir, ao mesmo tempo, para mostrar que desembargadores e delegados não estão acima da lei e que serão punidos, se houver desvio de conduta.

Geraldo Tadeu Moreira explica que o jogo do bicho, e suas ramificações (exploração de máquinas de bingo e caça-níqueis), é um dos principais exemplos de crime organizado no Brasil. “O tráfico de drogas, por exemplo, é altamente desorganizado, com facções em luta freqüente umas com as outras, ao passo que os ‘banqueiros’ do jogo do bicho [contraventores] dividem suas áreas, não se expõem etc.”, afirma o professor.

Por ser ilegal, o jogo do bicho cria toda uma rede “subterrânea” para se promover, diz Moreira. “Todo dinheiro que circula no jogo é dinheiro não declarado e serve para corromper autoridades. Então, embora pareça um jogo inocente, ele tem toda uma ramificação nas escolas de samba e nas máquinas caça-níqueis, criando um circuito subterrâneo que é muito danoso para a sociedade.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende no Nortão quatro foragidos por homicídio, estelionato e outros crimes

A Polícia Civil deflagrou hoje em Tapurah (200 quilômetros...

Mulher é encaminhada à UPA após ser agredida pelo companheiro em Sorriso

Uma mulher foi vítima de violência doméstica hoje, no...

Morre no hospital idoso encontrado com sinais de espancamento em Sinop

Manoel Fernandes da Costa, 72 anos, morreu esta tarde...

Retroescavadeira avaliada em R$ 425 mil furtada em MT é localizada no Goiás

Uma retroescavadeira furtada em Água Boa (651 km de...
PUBLICIDADE