A 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, em Sorriso, divulgou um balanço parcial de suas ações e apontou que não houve nenhum acidente com morte no Nortão no período entre o Natal e o ano novo. Dentro dos dez primeiros dias da operação “Rodovida”, 53 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. Destes, 28 foram presos em flagrante por ultrapassar o limite previsto na lei, ou seja, uma média de 2,8 motoristas embriagados detidos por dia. Os demais receberam outras punições mais brandas, como multas por exemplo.
O excesso de velocidade e a imprudência do motorista que trafega pela BR-163 foram comprovados por meio de 1.061 imagens capturadas pelo radar móvel fotográfico da PRF. De acordo com a chefe da delegacia, inspetora Andrea Piacenzo, alguns veículos foram flagrados a 160 km/h mesmo em regiões onde a velocidade deve ser reduzida, como os perímetros urbanos de Sinop e Sorriso. Muitos condutores foram autuados por dirigir em velocidade superior a 130 km/h.
Outros 43 motoristas foram multados por realizarem manobra de ultrapassagem proibida, outra principal causa de mortes na BR 163.
Ao todo, foram 768 veículos fiscalizados; 513 testes de etilômetro realizados; 53 autuações por dirigir sob efeito de álcool; 1.061 imagens capturadas (excesso de velocidade); 46 CNHs apreendidas e 503 autuações por infrações de trânsito.