A primeira apreensão foi no Km 387 da BR 364 (saída de Cuiaba para Rondonópolis). Policiais do Núcleo de Operações Especias (NOE) da PRF abordaram um VW Gol MI com placas de Uberlândia – MG, e encontraram 2,9 Kg de pasta base de cocaína escondidos no tanque de combustível do veículo. O condutor e o passageiro foram detidos e junto com a droga, encaminhados à Polícia Federal de Cuiabá.
A outra apreensão aconteceu no final da tarde, no Km 384 BR 070 em Campo Verde. Policiais rodoviários abordaram um Peugeot 206 com placas de Belo Horizonte – MG, e encontraram 2,675 Kg de pasta base de cocaína escondidos em duas garrafas do tipo “pet”, no tanque de combustível do veículo.
O condutor informou aos policiais que pegou a droga em Várzea Grande e a levaria até Belo Horizonte. Pelo serviço, João informou também que receberia R$ 1 mil e teria as depesas pagas com o transporte do entorpecente.
A ocorrência foi encaminhada a Delegacia de Polícia Civil de Campo Verde.
De acordo com a PRF, o fato dos veículos serem de Minas Gerais apontou suspeitas. Porém, ainda não há informações que comprovem que havia ligação entre as duas apreensões.
Em 2007, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 1.390 Kg de pasta base de cocaína em Mato Grosso.