Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso participou da apreensão de 5,4 toneladas de maconha, ontem, na BR-040, no município de Três Rios, a cerca de 120 quilômetros do Rio de Janeiro (capital). A droga foi encontrada dentro de dois veículos, um VW Gol e um Fiat Tipo, que estavam escondidos na caçamba de um caminhão graneleiro. A apreensão aconteceu no chamado “cinturão de divisas”, um dos braços da Operação Rio+20, desencadeada para proteção dos acessos ao Rio, na conferência das nações unidas.
Segundo a PRF, a atitude do motorista chamou a atenção da equipe. “Antes que a gente pedisse a documentação, o condutor, um homem de 45 anos, foi logo entregando a carteira de habilitação e explicando que só possuía permissão para dirigir carros”, afirmou um dos agentes, por meio de assessoria. “Acredito que ele tenha mentido para desviar nossa atenção”, completou.
Conforme a polícia, os dois veículos foram “preparados” para transportar a droga. Todos os bancos foram arrancados e até o compartimento do motor estava com material entorpecente. O motorista disse que levaria a droga até a cidade do Rio de Janeiro e receberia R$ 1 mil pelo “serviço”. O que é investigado, já que o caminhão tinha placas de Mato Grosso do Sul.
O motorista já foi preso em flagrante por tráfico de drogas e já havia cumprido pena por roubo.