A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já apreendeu 1.519 metros cúbicos de madeira transportados de forma irregular de janeiro deste ano até agora. O balanço parcial aponta que somente no mês de agosto foram apreendidos 281 metros cúbicos. Desde o ano de 2008, já foram apreendidos 5.632 metros cúbicos. Segundo informações da assessoria da PRF, a maioria dos casos são de fraudes na documentação ou falta de nota fiscal e guias florestais, indispensáveis para o transporte do produto.
O caso mais recente aconteceu hoje pela manhã, em Cuiabá. Em barreira de fiscalização da PRF, um caminhão com 26 metros cúbicos, declarados em nota fiscal como sendo de Jatobá, foi encaminhado para o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). Na unidade foi constatada que a madeira transportada era diferente da declarada em nota, o que configura fraude na documentação e sonegação fiscal.
Na semana passada, foram apreendidos 120 metros cúbicos. Em uma das apreensões, o motorista do caminhão apresentou guia florestal falsa e uma nota fiscal que já tinha sido utilizada em outra viagem. Em outra, o carregamento estava superior ao declarado na documentação, o que, além de crime ambiental, é também crime de sonegação fiscal. Em outra ocorrência, eram transportadas toras de madeira sem nenhuma documentação.