sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

PRF apreende caminhão com madeira ilegal em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A equipe da Polícia Rodoviária Federal apreendeu, ontem, em Sinop, um VW 24.250 branco, com placas de Nova Mutum, carregado com madeira serrada tendo origem em Nova Santa Carmem com destino a Cuiabá. Os policiais solicitaram os documentos de nota fiscal e guia florestal que tiveram suas validades comprovadas através de consultas aos sistemas.

Ao vistoriar a carga, foram encontradas divergências entre o volume autorizado nas Guias Florestais (16,21m³) e o transportado (13,63m³), nos perfis e nas espécies transportadas. 5,15 m³ de madeira serrada no perfil “bloco” ou “filé” foram encontrados, porém na guia não consta o referido perfil, estando autorizado o transporte somente dos perfis “tábua” e “sarrafo”. Não foram encontrados “sarrafos” na carga.

A guia autoriza o transporte de apenas duas espécies, porém foram encontradas cinco espécies de madeiras nativas, identificadas através de análise macroscópica (formações anatômicas). Essas irregularidades encontradas tornam as guias florestais inválidas.

O condutor admitiu ainda, que recebeu o caminhão em Várzea Grande e que nele já se encontravam todos os documentos da carga, antes mesmo do início da viagem a Santa Carmem. O mesmo veículo já estivera envolvido na prática da mesma conduta de transporte irregular de madeira, no município de Santo Antônio do Leverger, em 2017.

Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência remetido ao Juizado Especial Criminal em Sinop e ao IBAMA.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE