Estão presos dois assaltantes envolvidos no roubo seguido de morte (latrocínio) do comerciante Tomazine Linaldi, 84, ocorrido em 18 de janeiro, no bairro Cohab Canelas, em Várzea Grande. Um deles é Ítalo Antonio da Silva Monteiro, 23 anos, dono da motocicleta usada no crime, que estava com prisão temporária já decretada.
O acusado foi preso, no final da tarde de quarta-feira (28), na casa de uma tia, no bairro Jardim Paula 2, em Várzea Grande, por policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), do município. "Ele era o piloto da moto e o dono do veículo", afirmou o delegado, Francisco Kunze, titular da DERF, que vai apresentar à imprensa os autores do crime, no final desta tarde.
O segundo detido é um menor de 16 anos, iniciais F.G.S., localizado por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos, no bairro Jardim Marajoara. O menor está mandado de internação decretado pela Justiça.
Investigadores da Polícia Judiciária Civil procuram por outro menor de 17 anos, de inicial W, que teria efetuado o disparo nas costas da vítima. A arma foi emprestada pelo menor de 16, que é cunhado do 17. Este foi convidado por Ítalo Monteiro para fazer o assalto. Juntos foram na motocicleta Honda, Titan, vermelha, conduzida por Ítalo Monteiro até a revendedora de gás. A motocicleta está apreendida.
Em depoimento, o preso Ítalo disse que o comparsa atirou porque a vítima reagiu e entrou em luta corporal com ele, que pediu ajuda para o adolescente.
O menor apreendido confessou que emprestou um revólver, 38, para o cunhado praticar o assalto. A arma foi apreendida durante a abordagem ao menor, que tentou se desfazer do revólver jogando-o no mato. A arma foi encaminhada à perícia.
Conforme a polícia, os menores são considerados bastante perigosos.