Os acusados de envolvimento em extração ilegal de madeira no parque do Xingú, no Nortão, e que foram presos hoje de manhã, estão sendo levados para o escritório do Ibama de Sinop. A cadeia, na avenida das Figueiras, não teria sido cedida e, após serem ouvidos, os presos devem ser recambiados para o presídio Ferrugem, em Sinop.
Agora há pouco foram recambiados, de Sorriso, os primeiros acusados que foram presos, dentre eles os empresários Luciane Francio e Renato Pranti. Dois presos em Feliz Natal também foram recambiados. A Polícia Federal confirmou a prisão do cacique Ararapo, da tribo Trumain. Em Sorriso são 6 mandados de prisão.
As prisões são temporárias, de 5 dias. O ex-chefe do Ibama Sinop Glayçon Figueiredo deve se apresentar daqui a pouco. Seu advogado fez contato com uma equipe da PF.
Em Feliz Natal, policiais federais procuram 5 lideranças indígenas que tiveram prisões decretadas pela Justiça Federal em Cuiabá. Os índios são acusados de venderem madeira extraída ilegalmente do parque. Os servidores do Ibama teriam aprovado projetos de manejo floresta fraudulentos para ” legalizar” a retirada, transporte e comercialização da madeira.
(Atualizada às 11:13hs)
Leia mais
PF cumpre no Nortão 47 mandados prisão e procura 3 ex-chefes do Ibama Sinop
Polícia Federal faz agora operação em Sinop e Sorriso