Uma carga com equipamentos agrícolas roubada no sábado passado (13) foi recuperada esta semana pela Polícia Civil de São Félix do Araguaia e Alto da Boa Vista (1.200 km e 1.059 a Nordeste), respectivamente. Os implementos agrícolas (um trator e vários acessórios), avaliados em R$ 150 mil, eram transportados em um caminhão Mercedes Benz, placa MBL 1513, que foi tomado de assalto na BR-080 por quatro homens encapuzados e fortemente armados, num gol prata. A carga estava sendo levada para São José do Xingu.
A vítima é um motorista de Goiânia. Ele foi rendide e ficou em poder dos ladrões mais de 12 horas, sendo liberado no dia seguinte junto com o caminhão a 20 quilômetros de Alto da Boa Vista, no sentido a São Félix do Araguaia. A carga foi descarregada numa fazenda da região.
Segundo o delegado Wilyney Santana Borges, que responde pelas delegacias de São Félix do Araguaia e Alto da Boa Vista, o motorista contou que foi embriagado e por isso ficou desacordado, só conseguindo acionar a polícia no domingo, por volta das 12h30.
Uma força-tarefa das polícias da região foi montada para recuperar a carga. As investigações chegaram até a Fazenda Londrina, localizada no município de Luciara. No local os policiais prenderam Lourival Augusto Diniz Pereira, 29, e localizaram os equipamentos. Lourival tentou fugir, mas foi detido pela polícia. Ele alegou que é mais uma vítima dos assaltantes.
No quarto do suspeito foi encontrado a chave do trator, duas armas de fogo, sendo uma espingarda calibre 22, um revólver também 22 e 100 munições do mesmo calibre das armas. “Ele figura como suspeitos do assalto porque não conseguiu explicar como a chave chegou lá”, disse o delegado Wilyney.
Escondidas próximo à sede da propriedade foram apreendidas mais três espingardas, calibres 22, 32 e 20. Uma das armas estava com luneta e outra o cano cerrado. As armas estavam enroladas em uma lona plástica preta.
O preso vai responder por porte ilegal de arma de fogo. Se durante as investigações ficar comprovado a participação dele no assalto, Lourival poderá ser indiciado também por outros crimes. As investigações continuam na tentativa de localizar os assaltantes.