PUBLICIDADE

Presos 36 em MT e drogas eram enviadas da Bolívia e Paraguai

PUBLICIDADE

Uma organização criminosa que controlava um esquema de tráfico de drogas em quatro cidades de Mato Grosso, com ramificações nos estados do Maranhão e Rondônia, foi desarticulada, hoje, na Operação Vitória, da Polícia Judiciária Civil. 36pessoas foram presas (dos 38 mandados expedidods), 18 delas tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos dentro de cadeias e continuarão mais tempo atrás das grades.  A operação, conforme Só Notícias já informou, iniciou pela manhã. 18 integrantes da quadrilha que estavam soltos tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos, pelas equipes policiais em Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste e Cáceres. Três mandados foram cumpridos no Estado do Espírito Santo, sendo três em São Luiz. Em Porto Velho (RO), a polícia prendeu Renildo Silva Rios, o “Nego” ponto de partida da investigação. São 41 pessoas investigadas. Três bolivianos foram presos e os nomes não entraram na relação de presos da operação. 

As investigações iniciaram em fevereiro deste ano pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes, de Cuiabá, com a apreensão de 1 quilo e 600 gramas de pasta-base de cocaína, uma balança de precisão e porção de maconha. Na ocasião, Fátima Ramos Elias foi presa em flagrante e a polícia colheu informações de seu companheiro Renildo Silva Rio, à época preso na Penitenciária Central do Estado e atualmente recolhido na Penitenciária Federal no Estado de Rondônia. Ele era o dono da droga e responsável pela comercialização do lado de fora da cadeia.

A delegada responsável pelas investigações, Cleibe Aparecida de Paula, informou que Renildo, mesmo preso, mantinha vários fornecedores, alguns com atividades fora do estado. O acusado teve prisão preventiva cumprida em Porto Velho (RO), dentro do presídio federal.

Em abril, a investigação ganhou peso e a polícia conseguiu visualizar a estrutura do grupo criminoso, identificando Leandro Benedito Leitum Barreto, suposto líder do grupo. Conforme as investigações, Leandro se mostrou bastante articulado e muito cauteloso nas ações. “Fato que dificultou a materialização das condutas ilícitas”, explica a delegada Cleibe Aparecida.

A Polícia Civil conseguiu apreender no curso das investigações 16 quilos e 100 gramas de droga (cocaína e maconha) e prender em flagrante duas mulheres brasileira e 4 bolivianos. O negócio ilícito de Leandro era movimentado graças seu vínculo associativo com mais de 30 pessoas, inclusive bolivianos.

A droga era trazida da Bolívia e do Paraguai. Ao chegar em Cuiabá era manipulada e pulverizadas em vários pontos de distribuição de entorpecentes. “Eles usam essa forma de pulverizar para dificultar o trabalho da polícia”, disse a delegada. “Esses 18 pontos que fomos hoje são bocas-de-fumo”, complementa.

Durante o cumprimento do mandado de prisão na casa de Leandro, no bairro Três Barras, em Cuiabá, a polícia apreendeu dois veículos, uma TV 32 polegadas e uma cápsula de pasta-base.

“Para nosso público é uma associação de grande relevância, que atuava no tráfico interestadual com conexão nos estados de Maranhão e Porto Velho. A operação terá desdobramento e vamos contar com apoio da Polícia Civil de São Luiz”, finaliza a delegada Cleibe Aparecida de Paula.

Os presos serão indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Mais de 100 policiais civis (delegados, escrivães e investigadores) foram mobilizados para o cumprimento dos mandados de prisão.

Na operação “Vitória”, a Polícia Civil apreendeu cerca de R$ 10 mil, 1 pistola calibre 380, duas balança, 1 tablete pequeno de pasta-base e porções pequenas, celulares e vários documentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia prende em Lucas irmãos que furtaram cofre de supermercado em Sorriso

Policiais da Delegacia de Sorriso prenderam em flagrante, nesta...

Policiais apreende mais de 240 tabletes de pasta base e cocaína em Mato Grosso

Ação integrada da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal...

Polícia prende latrocida de Goias em Mato Grosso

A Gerência Estadual de Polinter e Capturas da Polícia...
PUBLICIDADE