A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu 21 pessoas, hoje de manhã, durante a operação Timbalada. Todas são suspeitas de pertencer a uma quadrilha que traria drogas de São Paulo e Mato Grosso para a distribuição na região centro-oeste de Minas. O início do cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão foi na cidade de São José Salgado, próximo a Carmo do Cajuru. Na cidade, a polícia localizou um sítio onde funcionava um laboratório clandestino para o refino de drogas.
Dois suspeitos foram presos em flagrante. No local foram apreendidos cerca de 5 kg de pasta base pura de cocaína, material para preparo da droga, como acetona, éter, bicabornato de sódio e giz de cera, além de seis cartões de crédito, um caderno com a contabilidade da suposta quadrilha, munição, balanças de precisão e telefones celulares.
O suspeito de ser o principal traficante da região e líder do bando, foi preso com a mulher e um comparsa em um outro sítio, na cidade de Igaratinga. De acordo com a polícia, ele já tem passagem por tráfico de drogas.
Com ele foram também apreendidos uma grande quantidade de drogas, um carro e uma moto. Um outro suspeito foi detido em Bom Despacho com 15 kg de maconha e, em Divinópolis, três homens foram presos com aproximadamente R$ 10 mil em dinheiro.
As investigações da polícia apontam que uma destas pessoas detidas em Divinópolis trouxe a carga recentemente de Mato Grosso e faria a distribuição em cidades próximas a Bom Despacho.
Para as apreensões e prisões nos dois sítios, a operação contou com dez viaturas e 32 agentes da Delegacia Regional de Bom Despacho, da Superintendência Regional da Polícia Civil (SRSP), da Divisão de Tóxicos e Entorpecentes (DivTE), da Patrulha Unificada Metropolitana de Apoio (Puma), Grupo de Apoio Departamento de Investigações (Gadi) e do Canil Central, com sedes em Belo Horizonte.
A Operação Timbalada prossegue durante o dia para o cumprimento de outros mandados em Divinópolis, Bom Despacho, Papagaios, Lagoa da Prata, Moema, Abaeté e Nova Serrana.