Policiais Militares do 1º Batalhão prenderam um suspeito pelo assassinato do cabo Gonçalo Henrique Pereira de Alencar, 30, morto na madrugada de sexta-feira (02.05), na avenida Carmindo de Campos, em Cuiabá. A prisão foi realizada durante o final de semana. O vigilante José Augusto de Farias, 51, foi encaminhado para Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para prestar depoimento.
O cabo Alencar era proprietário de uma loja de revenda de peças para motocicletas e se deslocou até o local durante aquela madrugada, após o alarme do estabelecimento comercial disparar. Ele saiu de sua residência e foi até a loja. O militar tentava abrir a porta do local quando foi abordado por um homem. Houve troca de tiros e o policial morreu. O crime foi gravado pelo circuito de vigilância de uma empresa vizinha à loja. Graças ao depoimento de uma testemunha, L.C.S.Q., a polícia localizou o suspeito.
O suspeito detido usava vestimentas semelhantes a do assassino, jaqueta de couro. Ele esteve no local do assassinato e declarou aos policiais que estava trabalhando nas avenidas Carmindo de Campos e General Mello, no momento do crime. A testemunha do crime informou aos policiais militares que minutos após o assassinato viu um homem correndo pela avenida Tancredo Neves e adentrando a uma rua às margens do Córrego do Barbado, onde fica a residência do suspeito. José se propôs a ir até o local do crime e teve suas imagens captadas pelo sistema de vigilância para que a Polícia Civil faça a comparação. As imagens foram encaminhadas a Polícia Judiciária Civil.
O cabo Alencar integrava a Instituição há 10 anos e desenvolvia atividades junto a Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar.