O recuperando de 28 anos, preso pelo crime de tráfico de drogas e um dos primeiros a receber o benefício da tornozeleira eletrônica através de determinação judicial, foi preso, ontem à tarde, por agentes penitenciários do Setor de Operações Especiais (SOE). Como informado pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), ligada à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o recuperando conseguiu romper o lacre da tornozeleira, acionando de imediato o sistema de monitoramento eletrônico.
Diante do fato, a secretaria informou o juiz da Vara de Execuções Penais, Geraldo Fidelis, sobre o ocorrido. O magistrado tomou as providências cabíveis e emitiu o mandado de prisão.
O Centro de Monitoramento das Tornozeleiras Eletrônicas funciona no prédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e executa suas ações em conjunto com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciosp).
Os 20 servidores, divididos entre funcionários públicos da Sejudh, e privados da empresa responsável pelo sistema, vão trabalhar em regime de plantão, em turnos de seis horas. O Centro é munido de quatro computadores e dois telões e conta com o apoio tecnológico do Centro Integrado de Controle Comando Regional (CICCR). A empresa responsável pela tecnologia atua em 11 estados brasileiros.