A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) prendeu o líder da organização criminosa que roubou R$ 1 milhão em joias de uma comerciante, moradora de um prédio na avenida Presidente Marques, no bairro Santa Helena. O suspeito, 25 anos, teve o mandado de prisão preventiva cumprido, hoje, no bairro Paiaguás.
O suspeito é o segundo assaltante preso nas investigações do roubo milionário ocorrido na tarde do dia 7 deste mês. Na noite do mesmo dia, o executor do roubo, 24 anos, foi preso em flagrante, em ação integrada das Polícias Civil e Militar com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer). Ele usava tornozeleira eletrônica, tendo sido posto em liberdade no dia 17 do mês passado.
Com o primeiro preso foram recuperadas algumas peças em ouro que somando tudo totaliza R$ 15 mil, uma pistola 380 usada para prática do roubo, munições e um simulacro de arma de fogo, bala clava (capuz) e a camiseta que usada durante o assalto e que foi reconhecida pela vítima.
O segundo preso coordenava toda a ação por telefone celular e estava próximo ao prédio da vítima. “Ele estava nas proximidades dando apoio logístico. Nas imagens do circuito de segurança do prédio, o primeiro preso aparece conversando ao telefone. Identificamos que era com o segundo com quem falava”, disse a delegada Elaine Fernandes da Silva.
Os dois presos e uma terceira pessoa, já identificada, pertencem a mesma quadrilha investigada na operação “Sétimo Mandamento”, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrada em 2011, para desarticular uma organização criminosa que atuava em roubos na modalidade “saidinha de bancos”, assaltos em residências e comércios.
Os dois têm condenações por roubos. As investigações continuam para prender o terceiro envolvido.