A Polícia Civil de Mato Grosso, com apoio da polícia do Ceará, prendeu, ontem, um homem de 36 anos, apontado como responsável pela criação e uso de perfis falsos em redes sociais para se aproximar de vítimas menores de idade e cometer crimes sexuais. Voltada ao combate a crimes praticados contra crianças e adolescentes na internet, a investigação foi realizada pela Delegacia de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) e indica que o suspeito, morador do município de Crateús (CE), pode ter feito mais de 50 vítimas em todo o Brasil.
As investigações tiveram início em abril do ano passado, após uma criança de 11 anos, moradora de Alto Araguaia, publicar sem intenção uma imagem íntima em seu perfil no Instagram. O episódio gerou intenso abalo psicológico, além de constrangimento e episódios de bullying no ambiente escolar.
Apesar do cenário traumático, a divulgação acidental fez com que a avó da criança tomasse conhecimento do ocorrido e descobrisse a conversa do neto com o investigado. Diante da gravidade e do risco de novos danos, a avó procurou imediatamente a Delegacia, dando início ao atendimento especializado e à formalização do registro, o que permitiu as primeiras providências investigativas.
“O caso exigia atuação técnica e contínua, porque crimes praticados na internet envolvem risco real de exclusão de provas, multiplicação de perfis e repetição da conduta em curto espaço de tempo. Então, a Delegacia de Alto Araguaia atuou para identificar padrões de abordagem, vincular acessos e reunir elementos capazes de sustentar medidas cautelares no âmbito judicial, demonstrando a gravidade concreta do caso e o risco de reiteração criminosa”, afirmou o delegado Marcos Paulo Batista de Oliveira, responsável pela investigação do caso.
Segundo o delegado, as investigações apontaram um perfil predatório do investigado, caracterizado por estratégia de manipulação, pressão psicológica, insistência e escalada de pedidos, com foco na obtenção de conteúdo íntimo.
“A conduta do suspeito revela um modo de agir direcionado a vítimas vulneráveis, explorando ingenuidade, medo, vergonha e o ambiente de aparente ‘segurança’ que as redes sociais costumam transmitir. Após obter a confiança e certa intimidade com as suas vítimas, escondido em vários perfis falsos, o suspeito exigia fotos nuas e práticas libidinosas em troca da promessa de pagamento. Após receber fotos e vídeos dos menores, ele passava a ameaçá-los e chantageá-los”, disse o delegado.
Após a identificação e localização do suspeito, a Polícia Civil de Mato Grosso acionou a Polícia Civil do Ceará para realizar a prisão do investigado, visto que ele é morador da cidade de Crateús (CE). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do suspeito, onde foram apreendidos celulares do investigado. As investigações continuaram e foram descobertas dezenas de outras vítimas do suspeito em todo o Brasil.
Diante das apurações e de todo o conteúdo já analisado pela Polícia Civil de Mato Grosso, que aponta mais de 50 vítimas entre crianças e adolescentes, o delegado Marcos Paulo Batista de Oliveira representou novamente pela prisão do suspeito, que dessa vez foi deferida pelo Juízo da Primeira Vara Civil e Criminal de Alto Araguaia.
A investigação continua para aprofundar a identificação de possíveis outras vítimas, eventuais conexões e consolidar provas técnicas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


