A Polícia Civil doou, na última sexta-feira, seis caixas de brinquedos, apreendidos de uma organização criminosa, a três instituições assistenciais de Colniza (1058 km de Cuiabá). A ação ocorreu após decisão da Justiça. A apreensão ocorreu no dia 03 de outubro, quando, após denúncia, a Polícia Civil parou um ônibus na Rodoviária de Colniza com três pessoas, com destino aos distritos de Guariba, Taquaruçu e Três Fronteiras.
Com o grupo, foram apreendidas, entre outros itens, caixas de brinquedos, que seriam distribuídas nos distritos como forma de a facção criminosa a que eles pertencem demonstrar falsa assistência social e angariar apoio da comunidade, em especial das crianças e adolescentes, apontou a polícia.
Diante disso, os três foram levados para a delegacia por apologia ao crime, incitação ao crime, associação criminosa e corrupção de menores.
O juiz Guilherme Leite Roriz autorizou a destinação social à Escola Municipal Coração de Jesus, Creche Municipal Criança Feliz e Lar da Criança Cantinho Feliz, todas em Colniza. A distribuição foi realizada de forma igualitária e proporcional entre as instituições. A entrega cumpriu integralmente a determinação judicial, revertendo os bens ao seu legítimo fim social, beneficiando crianças em situação de vulnerabilidade e frustrando a finalidade criminosa inicialmente identificada na investigação, destacou o delegado Breno Macedo Rey Parrado.
“Estar presente nessas instituições, ao lado da equipe que diariamente atua comigo na delegacia, reforçou o sentido mais profundo da atividade policial, que vai muito além da investigação e da repressão ao crime. O contato direto com as crianças, com suas educadoras e cuidadoras, permitiu perceber como gestos simples podem gerar impactos duradouros, especialmente quando realizados com responsabilidade, empatia e parceria com a comunidade”.
O delegado Breno Macedo contou que ver os olhos das crianças ao receber os brinquedos foi uma experiência única, uma reação genuína que dificilmente ele e a equipe esquecerão, pois lembrou a todos da força que um gesto de cuidado pode ter na formação emocional de uma criança.
“Essa aproximação cria um ambiente mais seguro, mais humano e mais colaborativo, algo essencial para a construção de uma cidade melhor. A doação dos brinquedos representou, assim, uma vitória simbólica da sociedade sobre a criminalidade, convertendo o fruto de um ato ilícito em benefício direto para quem mais precisa. Foi um ato que reafirmou a finalidade social da justiça e consolidou o papel da Polícia Civil como instituição comprometida não apenas com a lei, mas também com a sociedade”, frisou o delegado.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.



